Concurso Nacional de Banda Desenhada
- Comissariado: Amadora BD
- Cenografia: Amadora BD
Escalões A / A+ / B
Há 30 anos que o Amadora BD promove o Concurso Nacional de Banda Desenhada.
Escalões A / A+ / B
Há 30 anos que o Amadora BD promove o Concurso Nacional de Banda Desenhada.
No ano do décimo aniversário do seu desaparecimento físico, a vida e a obra de Vasco Granja são evocadas numa grande exposição construída exclusivamente com base no vasto espólio na posse da família, que destaca a sua importância na divulgação da Banda Desenhada e do cinema de animação em Portugal.
O conto do Capuchinho Vermelho é um dos mais reconhecidos no universo das narrativas tradicionais.
Transformou uma pequena editora num colosso do entretenimento e co-criou o leque de personagens que hoje domina a cultura POP mundial. Foi o grande impulsionador.
Quando sonhamos, deslizamos para dentro do que somos; chegamos aonde nunca fomos.
A banda desenhada como narrativa permite-nos comunicar ideias complexas de uma maneira bastante mais simples e chamativa, dando-nos a capacidade de entender tópicos e temas importantes utilizando apenas uma história, o papel e a caneta.
Barrigudo, careca, amoral e cara-de-pau, Edibar é o típico anti-herói que conquista os leitores pelos defeitos e virtudes (se é que tem alguma) identificáveis naquele tipo de pessoa, familiar a muita gente, que faz da mesa de um qualquer bar um cantinho filosófico da vida e cujo desporto preferido é passar horas a cultivar amizades enquanto demonstra uma incrível capacidade de levantar copos.
Quando criança, Fernão Peres ouvia histórias de como no longínquo Oriente se talhava loiça a partir de conchas de porcelanas.
A série XIII surgiu em 1984, pelas mãos de Jean Van Hamme, então um argumentista já com alguma notoriedade e muito trabalho publicado, e de William Vance, desenhador já com mais de 20 anos de Banda Desenhada.
A presente mostra percorrerá a obra de banda desenhada do trabalho de Jorge Coelho (Lisboa, 1977).
Este será o primeiro Amadora BD sem a presença do Geraldes Lino que nos deixou no passado mês de Fevereiro.
Com inspiração directa nas obras “Congo – Um Mundo Esquecido” e “Congo – No Caminho Das Trevas”, álbuns de BD da autoria de Duarte e Henrique Gandum, ao entrar nesta exposição é-se transportado para a densa e misteriosa floresta tropical congolesa em finais do século XIX.
Cada projecto tem o seu ponto de partida criativo.
O que une o poeta Fernando Pessoa, o mago Aleister Crowley, Ofélia Queiroz, as criaturas saídas dos contos de H. P. Lovecraft, a Quinta da Regaleira e o terramoto de 1755, que quase destruiu a cidade de Lisboa?
Esta colectiva de Banda Desenhada apresenta três autores da Chili Com Carne com vozes únicas no panorama português, sendo que à primeira vista, nada os une..
Um manifesto pessoal contra a capitalização e a liberalização da imprensa escrita em forma de jornal ilustrado.
Pare. Escute a chamada para a aventura.
Alfonso Font (Barcelona, 1946) é um nome incontornável da história da BD espanhola.
E se as mulheres da Atenas da antiguidade tomassem o controlo da cidade?
A longa sombra do cavaleiro: 80 anos de histórias
Ao longo dos anos, o festival Amadora BD revelou-se o maior e mais reputado evento que celebra a Banda Desenhada em Portugal.