Exposição - ÁLVARO

Melhor Álbum de Tiras Humorísticas – PNBD AmadoraBD 2017

“Conversas com os Putos” – ed. Polvo

 

Exposição retrospectiva do autor, com destaque para o livro premiado Conversas com os Putos, uma edição da Polvo, galardoada como o Melhor Álbum de Tiras Humorísticas em 2017.

Nesta exposição pretende-se dar a conhecer o processo criativo do autor, integrando desenhos nas suas várias fases de elaboração, a lápis, passados a tinta, pintados com ecoline ou finalizados digitalmente.

Considerando a presença auto-representativa transversal do autor nos seus livros, ao longo dos anos, a sua figura surge na exposição marcando a cronologia do percurso expositivo.

A possibilidade de  interação dos públicos com a sua obra existe desde a publicação do seu primeiro álbum, em 1998, em que, logo na página inicial, existe a seguinte indicação: “Elogios, comentários, críticas ou insultos remeta-os para: Álvaro, Apartado 269, 2775 Carcavelos”. Esta interação continua agora, por via digital, pelo facebook e é integrada na exposição através de um dispositivo que permite ao público comentar o trabalho do autor e a própria exposição.

 

Comissariado: Luísa Baeta e Álvaro Santos

Projeto e execução de cenografia: Rui Mecha e Claudia Gaudêncio