Acessibilidade
Estamos a trabalhar para tornar o Amadora BD um evento cada vez mais acessível para todos.
Este ano temos novas ferramentas de inclusão, um dossier de apresentação da exposição em braille, e à imagem dos anos anteriores, tentámos ter o circuito tão acessível quanto possível.
Consulte abaixo todas as informações sobre a acessibilidade do espaço.
Caso tenha alguma dúvida que não esteja aqui esclarecida, não hesite em contactar-nos através do email amadorabd@cm-amadora.pt.
Índice:
1. Bilhetes
Existem passes gerais e bilhetes diários para o Amadora BD, as pessoas com deficiência e Surdas podem adquiri-los online através do link que pode consultar aqui. O acompanhante da pessoa com deficiência tem acesso gratuito.
Existe também uma bilheteira com balcão adaptado junto à entrada do recinto.
2. Estacionamento
Existem 2 lugares de estacionamento reservados para pessoas com mobilidade condicionada que apresentem dístico de estacionamento. Os lugares, junto à entrada do recinto, são limitados e serão ocupados por ordem de chegada.
O caminho do estacionamento até à entrada acessível do festival não apresenta constrangimentos significativos.
3. Transportes Públicos
Além da oferta habitual, durante os dias do festival existe um shuttle (de hora a hora) desde a estação de metro/comboio, ambas acessíveis, da Reboleira até ao recinto (e vice-versa) que funciona entre as 10h e as 19h.
Autocarros
1002 | 1013 | 1015 | 1510
4. Entradas e Acessos
A deslocação do exterior até à bilheteira não apresenta obstáculos dignos de nota, existe uma zona rampeada junto à entrada que permite o acesso ao passeio sem necessidade de manobras.
5. Circulação no Festival
Pessoas cegas ou com baixa visão
No espaço expositivo, aconselhamos que o visitante com baixa visão ou cego traga acompanhante, dado que existem diversos objetos projetados na parede que podem ser difíceis de identificar com a bengala e obstáculos ao centro da sala, que não estão identificados ou baiados.
Existem ainda 2 dossiers em braille que estão disponíveis a todos os visitantes cegos ou com baixa visão. Basta chegar e pedir a um dos assistentes de sala na nave de exposições.
Pessoas com mobilidade condicionada
O acesso ao primeiro espaço expositivo dá-se através de uma rampa longa, com mais de 20m que, não sendo muito íngreme, não respeita as normas de deslocação autónoma em cadeira de rodas. Será recomendado o uso de assistência pessoal ou motorizada.
Dentro do espaço expositivo todos os corredores e portas respeitam a largura legislada para uma deslocação confortável em cadeira de rodas.
O acesso ao segundo espaço expositivo e à zona de restauração dá-se no seguimento da rampa inicial, para a qual recomendámos o uso de assistência. Os corredores do segundo espaço são largos e a zona de autógrafos é rebaixada.
No festival existe uma zona ampla de restauração, sem obstáculos significativos. A zona de restauração é acessível. Os locais de atendimento, por serem food trucks, podem não ter balcão de atendimento rebaixado, mas os responsáveis estão sensibilizados para um atendimento inclusivo.
6. Balcão de Informação/Atendimento
Além dos vários assistentes espalhados pelas diversas salas da exposição, existem 2 pontos para obtenção de informação. A bilheteira adaptada e na recepção do primeiro pavilhão que, tendo um balcão elevado, a equipa de frente de casa está sensibilizado para atender as pessoas no exterior.
7. Casas de Banho Adaptadas
Existe uma casa de banho adaptada no recinto do festival, junto à entrada do lado direito da bilheteira.
8. Animais de assistência
Animais de assistência e cães guia são permitidos no recinto do festival.
Esperamos que estas informações tornem a sua experiência mais confortável e acessível.
Para mais informações, entre em contacto connosco via email.